2010.
Projeto: Pedro e o Lobo.
Introdução:
Atualmente nossas crianças são bombardeadas
com um grande número de informações. Internet,
games, televisão etc.
Tenho percebido que as crianças têm perdido a
inocência e não conseguem aproveitar a melhor fase da vida delas: a
infância. Por isso a ideia de usar a
famosa fábula russa “Pedro e o Lobo” do compositor russo Serguei Procofiev.
Aliado
a tudo isso, percebo que as crianças gostam muito do fazer teatral e de
trabalhar as suas potencialidades artísticas utilizando mímicas e técnicas de
pantomima. Então, nada melhor do que unir essas duas vertentes do teatro para
viabilização do projeto.
Justificativa:
Vendo que o lúdico está cada vez mais distante de nossas crianças, esse
projeto tem por objetivo levar os alunos a conhecer e interagir com os
personagens clássicos de tão conhecida história. O intuito do autor foi
familiarizar as crianças com o som dos instrumentos da orquestra, assim, cada
personagem é representado por um instrumento musical.
Pedro e o Lobo ganhou várias versões através dos anos, tanto em áudio
quanto em vídeo, sendo o mais famoso o curta-metragem produzido por Walt Disney na década de 1940.
No Brasil a obra ficou conhecida através da coleção de discos de histórias
infantis: Disquinho, que foi muito popular até a década de 1980. Desta forma,
torna-se viável a realização de projeto que resgate toda ludicidade e valores
pretendidos pela obra.
Objetivo Geral
Unir
a música à arte de representar e apresentar aos alunos essa obra tão importante,
estimulando as crianças a prestarem mais atenção nos sons e aprenderem a “ouvir
melhor”, além de introduzi-las no universo da música clássica.
Objetivos
Específicos
·
Apresentar
a fábula russa Pedro e o lobo aos alunos;
·
Estimular
o lúdico entre as crianças;
·
Apresentar
o som dos instrumentos da orquestra sinfônica aos alunos;
·
Estimular
o fazer teatral em nossas crianças;
·
Conhecer e valorizar diversas culturas.
Conteúdos
·
Desenvolvimento
moral;
·
Ética
e Cidadania;
·
Educação;
·
Valores
humanos;
·
Solidariedade
e amizade;
·
Cooperação.
Tempo Estimado
O tempo necessário para a execução do
projeto, será determinado pelo feedback dado pelos alunos e também pela viabilização da execução do mesmo dentro da unidade escolar.
Desenvolvimento
1ª Etapa
Apresentar primeiro o áudio da história
aos alunos, depois explicar onde e porque a fábula foi escrita, falando um
pouco da Rússia (Berço da história). Mostrar aos alunos que o personagem SACHA
é masculino e explicar que esse é um nome próprio frequente na Rússia.
Estimular o interesse dos alunos desenhando os personagens da história no
quadro.
2ª Etapa
Começar os testes para
escolha dos atores que farão os personagens, fazer com que esses testes sejam
divertidos e mostrar às crianças que não forem escolhidas que elas terão um
importante papel na produção da peça.
Escolhidos os atores, começar
os ensaios mostrando aos alunos as características de cada personagem.
Estimular os alunos na criação dos gestos e expressões dos seus personagens já
que na peça os alunos não falam.
3ª Etapa
Intensificar os ensaios da peça e começar
a produção dos figurinos. Corrigir erros que ainda estão ocorrendo nos ensaios
e viabilizar recursos para a produção da mesma.
Metodologia
- Audição do áudio da história com as crianças;
- Desenho dos personagens da história;
- Exibição do curta metragem “ Pedro e o Lobo” produzido pelos estúdios Disney;
- Ensaios direcionados semanais com os alunos.
Recursos Materiais
Aparelho de som, Filme: Pedro e o Lobo,
áudio da trila de Pedro e o Lobo, Papel, Giz, quadro negro e fantasias dos
personagens.
Parceiros
Professores, pais e funcionários da
escola, além de membros da comunidade que possam enriquecer o projeto.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
MÊS
|
ATIVIDADES
|
TURMAS
|
Setembro
|
||
Outubro
|
||
Novembro
|
||
Dezembro
|
ORÇAMENTO DO PROJETO
Produto
|
Quantidade
|
Valor Unitário (R$)
|
Valor Total (R$)
|
Avaliação
A avaliação desse projeto será feita de
forma continuada, através do feedback
dado pelos alunos. A comunidade escolar também vai poder avaliar e dar sua
contribuição durante a execução.
Referências
- PROJETOS Escolares. Revista. Edição especial.
- Novelly, Maria C.Jogos Teatrais. São Paulo: Papirus, 1994
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