SEXUALIDADE E ESCOLA
DISCUTINDO A DIVERSIDADE SEXUAL, O ENFRENTAMENTO AO
SEXISMO E A HOMOFOBIA.
1-INTRODUÇÃO
Os grandes problemas encontrados hoje
nos adolescentes e pré-adolescentes em respeitar e se respeitarem nas suas
características sexuais. Ou seja, a falta de respeito e a consciência de
cuidado com o próprio corpo. Sendo assim faz-se necessário estudar e trabalhar
com o grupo o tema da sexualidade humana.
2-JUSTIFICATIVA
A mídia e a atual
conjuntura dos tempos têm despertado cada vez mais cedo a sexualidade dos
nossos jovens, fazendo-se necessário um trabalho de informação, conscientização
e intervenção dentro desse tema.
3-OBJETIVOS
- Promover discussões sobre o comportamento das adolescentes na sociedade atual;
- Criar nos alunos e principalmente nas alunas o conceito de respeito por seu corpo e seus sentimentos;
- Desenvolver o hábito de conversar e se falar o que está sentindo;
- Estimular o respeito às diferenças de: corpo, sexualidade e etnia entre os adolescentes;
- Fomentar entre os meninos o respeito as meninas da escola e de seu convívio particular.
4-METODOLOGIA
As turmas receberão papel pardo
e pinceis atômicos e sob a supervisão do professor deverão criar personagens
femininos com o máximo de características pessoais possíveis. Durante
o processo de criação o professor orientará os alunos para que deixem a
imaginação fluir e escrevam sobre a vida sexual, amizades e profissões de suas
personagens.
Após essa etapa cada grupo ficará responsável por defender o modo de vida
e a conduta de suas personagens, depois desse momento todos os grupos
apresentam seus personagens e confrontam suas ideias.
No próximo encontro o professor
fará uma palestra sobre a sexualidade humana e os riscos da falta de informação
sobre a mesma e suas consequências nos corpos.
Nossa proposta de avaliação é
continuada e baseada no feedback
dado pelos alunos durante a realização da atividade.
5-RECURSOS MATERIAIS
- Folhas de papel pardo, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura, pincel atômico preto, azul e vermelho, computador, aparelho de TV, aparelho de DVD, DVD: Sexualidade, Vídeos coletados na internet.
6-CRONOGRAMA
AÇÃO
|
DATA
|
TURMA
|
Confecção dos personagens
|
20-10-11
|
080
|
Discussão sobre a vida dos personagens
|
27-10-11
|
080
|
Conversa com o professor
|
03-11-11
|
080
|
Palestra com o professor
|
10-11-11
|
080
|
Exibição do vídeo:
|
17-11-11
|
080
|
7-AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através da participação e grau de interesse na
realização das atividades. Será produzido também um relatório de todas as
atividades realizadas e o mesmo ficará arquivado na escola para consultas
posteriores.
8-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- SILVA, Maria da Graça Moreira. ”Uma sociedade em mudança/A educação na nova sociedade”. 2007.
- PROJETOS Escolares. Revista. Edição especial.
- SUPLICY, Marta. Sexo para adolescentes. São Paulo: FTD, 1988.
- COSTA, Moacir. Sexualidade na adolescência. São Paulo: L&PM, 1994.
Sexualidade e Escola
(Pesquisa de campo – A escola e
seus espaços)
Objetivos: O objetivo do referido relatório e
fazer uma análise dos ambientes da escola e como os alunos o percebem. O meu
trabalho foi objetivado da seguinte forma:
- Explicação do tema para os alunos;
- Distribuição de questionários onde os alunos puderam responder e opinar;
- Socialização dos resultados alcançados com a turma e posteriormente com a equipe diretiva.
De acordo com o questionário, os alunos
ainda não têm uma compreensão geral
da necessidade ou não da generificação do ambiente escolar.
A maioria dos alunos acha necessária a
separação de meninos e meninas, principalmente nas atividades de educação
física, pois acham que devido a terem mais fortes (sic) poderiam sem querer
machucar as meninas. Quando perguntadas pelo professor se concordavam com essa
afirmação as meninas acharam que os meninos estavam certos e sua colocação
entendendo isso como um cuidado e, penso eu, até como um cavalheirismo da parte
deles.
Fiz a pesquisa com a turma: 060 antiga 5ª
Série. Os alunos têm entre onze e treze anos de idade e são considerados uma
das melhores turmas de nossa escola que se chama: Daniel Batista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário