quinta-feira, 5 de julho de 2012

Conversando a gente se entende.




SEXUALIDADE E ESCOLA
DISCUTINDO A DIVERSIDADE SEXUAL, O ENFRENTAMENTO AO SEXISMO E A HOMOFOBIA.




1-INTRODUÇÃO

        Os grandes problemas encontrados hoje nos adolescentes e pré-adolescentes em respeitar e se respeitarem nas suas características sexuais. Ou seja, a falta de respeito e a consciência de cuidado com o próprio corpo. Sendo assim faz-se necessário estudar e trabalhar com o grupo o tema da sexualidade humana.

2-JUSTIFICATIVA

A mídia e a atual conjuntura dos tempos têm despertado cada vez mais cedo a sexualidade dos nossos jovens, fazendo-se necessário um trabalho de informação, conscientização e intervenção dentro desse tema.

3-OBJETIVOS

  • Promover discussões sobre o comportamento das adolescentes na sociedade atual;
  • Criar nos alunos e principalmente nas alunas o conceito de respeito por seu corpo e seus sentimentos; 
  • Desenvolver o hábito de conversar e se falar o que está sentindo;
  • Estimular o respeito às diferenças de: corpo, sexualidade e etnia entre os adolescentes;
  • Fomentar entre os meninos o respeito as meninas da escola e de seu convívio particular.


4-METODOLOGIA

   As turmas receberão papel pardo e pinceis atômicos e sob a supervisão do professor deverão criar personagens femininos com o máximo de características pessoais possíveis. Durante o processo de criação o professor orientará os alunos para que deixem a imaginação fluir e escrevam sobre a vida sexual, amizades e profissões de suas personagens. 
Após essa etapa cada grupo ficará responsável por defender o modo de vida e a conduta de suas personagens, depois desse momento todos os grupos apresentam seus personagens e confrontam suas ideias.

   No próximo encontro o professor fará uma palestra sobre a sexualidade humana e os riscos da falta de informação sobre a mesma e suas consequências nos corpos. 

   Nossa proposta de avaliação é continuada e baseada no feedback dado pelos alunos durante a realização da atividade.



5-RECURSOS MATERIAIS
  • Folhas de papel pardo, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura, pincel atômico preto, azul e vermelho, computador, aparelho de TV, aparelho de DVD, DVD: Sexualidade, Vídeos coletados na internet.


6-CRONOGRAMA


AÇÃO
DATA
TURMA
Confecção dos personagens
20-10-11
080
Discussão sobre a vida dos personagens
27-10-11
080
Conversa com o professor
03-11-11
080
Palestra com o professor
10-11-11
080
Exibição do vídeo:
17-11-11
080


7-AVALIAÇÃO
        
Os alunos serão avaliados através da participação e grau de interesse na realização das atividades. Será produzido também um relatório de todas as atividades realizadas e o mesmo ficará arquivado na escola para consultas posteriores.

8-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  •   SILVA, Maria da Graça Moreira. ”Uma sociedade em mudança/A educação na nova sociedade”. 2007.
  •   PROJETOS Escolares. Revista. Edição especial.
  •   SUPLICY, Marta. Sexo para adolescentes. São Paulo: FTD, 1988.
  •   COSTA, Moacir. Sexualidade na adolescência. São Paulo: L&PM, 1994.


                                                            Sexualidade e Escola

                  (Pesquisa de campo – A escola e seus espaços)


  Objetivos: O objetivo do referido relatório e fazer uma análise dos ambientes da escola e como os alunos o percebem. O meu trabalho foi objetivado da seguinte forma:

  • Explicação do tema para os alunos;
  •  Distribuição de questionários onde os alunos puderam responder e opinar; 
  •   Socialização dos resultados alcançados com a turma e posteriormente com a equipe diretiva.

    De acordo com o questionário, os alunos ainda não têm uma compreensão geral da necessidade ou não da generificação do ambiente escolar.
  A maioria dos alunos acha necessária a separação de meninos e meninas, principalmente nas atividades de educação física, pois acham que devido a terem mais fortes (sic) poderiam sem querer machucar as meninas. Quando perguntadas pelo professor se concordavam com essa afirmação as meninas acharam que os meninos estavam certos e sua colocação entendendo isso como um cuidado e, penso eu, até como um cavalheirismo da parte deles.
    Fiz a pesquisa com a turma: 060 antiga 5ª Série. Os alunos têm entre onze e treze anos de idade e são considerados uma das melhores turmas de nossa escola que se chama: Daniel Batista.




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