PALMAS/TO
2010.
Projeto: Escola legal é
escola limpa!
Introdução
A ambiência é um dos fatores mais
importantes dentro de uma escola, um ambiente limpo e agradável cativa e
melhora o aprendizado do aluno tornando mais prazeroso o trabalho de professores
e funcionários. Atualmente as crianças passam a maior parte do tempo dentro da escola,
que acaba se tornando o seu segundo lar, sendo necessária a manutenção e
conservação da mesma por nossa clientela.
A Escola
Aprígio Thomas de Matos, com seu papel agregador de conhecimento, visa
estimular professores e alunos frente às responsabilidades sociais de cada
cidadão, de forma que seja objetivo comum uma escola limpa e organizada.
Justificativa
Todos
sabem da necessidade de limpeza e conservação do ambiente em que estamos,
apesar de muitas vezes não nos darmos conta disso durante as atividades
cotidianas.
Higiene e limpeza tornaram-se um problema
de saúde pública e cada vez menos sabemos o que fazer com o nosso lixo. Então,
a nossa ideia é conscientizar desde cedo os alunos a respeito da limpeza e como
devemos tratar o lixo no ambiente escolar.
Desta forma, justifica-se a realização de
projeto que contemple ações conjuntas em prol da conscientização sobre a
limpeza e conservação dos ambientes, seja na escola ou nos lares.
Objetivo Geral
Promover ações que levem à reflexão dos
alunos e professores sobre a importância de um ambiente limpo e organizado.
Objetivos Específicos
·
Promover
um novo olhar dos alunos para com a escola, de forma que a conservação e a
limpeza da mesma passem a ser a regra e não a exceção;
·
Estimular
o senso crítico do aluno sobre a conservação do ambiente escolar;
·
Formar
agentes multiplicadores para a limpeza e conservação de nossa escola;
·
Estimular
o aluno a respeito de seu papel cidadão dentro da Unidade Escolar;
·
Promover
a conscientização do aluno frente à sua responsabilidade na limpeza e
conservação da Unidade Escolar;
·
Criar
o hábito nos alunos de jogar o lixo no lixo.
Conteúdos
·
Desenvolvimento
moral
·
Ética
e Cidadania;
·
Educação
para a vida;
·
Valores
humanos;
·
Solidariedade;
·
Higiene.
Tempo Estimado
O período inicial é de seis meses para a
assimilação dos conteúdos apresentados. Aulas semanais com os alunos, frisando
que, após a implementação e término do projeto os problemas não acabarão, pois
esse é um tema que deve ser constantemente lembrado e trabalhado na
escola.
Desenvolvimento
1ª
Etapa
Debater com a equipe as causas do
comportamento indesejado do aluno em relação à ambiência, limpeza e conservação
da escola. Feito isso, definir os passos a serem tomados e montar uma
estratégia de trabalho comum dentro de cada disciplina.
2ª
Etapa
Debater com os alunos os motivos da falta
de limpeza e conservação da escola. Mostrar a eles que a escola é de todos e que
tudo que é quebrado e danificado é reposto com o dinheiro dos nossos impostos, sendo
que, o dinheiro gasto com consertos de avarias poderia ser usado para aquisição
de material, brinquedos e melhorias que beneficiariam a eles mesmos.
3ª Etapa
Criar estratégias com os alunos para
conscientizar os colegas, professores e direção sobre como manter a escola
limpa e conservada, favorecendo uma boa ambiência a todos os seus atores.
4ª
Etapa
Buscar alternativas para o
envolvimento das famílias quanto às sugestões, bem como em momentos de
socialização dos resultados do projeto.
Metodologia
- Criação de cartazes sobre o tema;
- Criação e escolha de slogan e mascote para o projeto;
- Reunião com os líderes de turma e fiscais de sala;
- Criação do fiscal de sala (aluno responsável pela limpeza e conservação de sua sala de aula);
- Envolver o Grêmio em toda a execução do projeto;
- Visitas semanais ou diárias nas salas para conscientização dos alunos;
- Criar um documento para ser entregue ao diretor da unidade com metas, reivindicações sobre o tema;
- Criação de peças, jograis, concursos de desenho etc. para estimular a criatividade e interação do aluno com o tema;
- Desenvolver no aluno o espírito de companheirismo para que o objetivo seja alcançado;
- Audição de músicas que tenham a ver com o tema;
- Criação na escola do “Dia D da limpeza”, onde os alunos irão debater sobre os avanços obtidos com o projeto e sobre as atitudes que precisam ser implementadas.
Recursos Materiais
- Giz e quadro negro, papel, cartolina, isopor e lápis de cor para elaboração de cartazes, aparelho de som.
Parceiros
- Professores, pais e funcionários da escola, além de membros da comunidade que possam enriquecer o projeto.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
MÊS
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ATIVIDADES
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TURMAS
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Setembro
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Outubro
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Novembro
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Dezembro
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Avaliação
A avaliação desse projeto
será feita de forma continuada, através do feedback dado pelos alunos nos Dias D. A comunidade escolar
também vai poder avaliar e dar sua contribuição durante a execução deste.
Referências
PROJETOS Escolares. Revista. Edição
especial.
http://www.suapesquisa.com/limpeza
/
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