quinta-feira, 5 de julho de 2012

Projeto: Escola legal é escola limpa



PALMAS/TO
2010.

Projeto: Escola legal é escola limpa!




 Introdução

A ambiência é um dos fatores mais importantes dentro de uma escola, um ambiente limpo e agradável cativa e melhora o aprendizado do aluno tornando mais prazeroso o trabalho de professores e funcionários. Atualmente as crianças passam a maior parte do tempo dentro da escola, que acaba se tornando o seu segundo lar, sendo necessária a manutenção e conservação da mesma por nossa clientela.
A Escola Aprígio Thomas de Matos, com seu papel agregador de conhecimento, visa estimular professores e alunos frente às responsabilidades sociais de cada cidadão, de forma que seja objetivo comum uma escola limpa e organizada.


Justificativa

            Todos sabem da necessidade de limpeza e conservação do ambiente em que estamos, apesar de muitas vezes não nos darmos conta disso durante as atividades cotidianas.
Higiene e limpeza tornaram-se um problema de saúde pública e cada vez menos sabemos o que fazer com o nosso lixo. Então, a nossa ideia é conscientizar desde cedo os alunos a respeito da limpeza e como devemos tratar o lixo no ambiente escolar.
Desta forma, justifica-se a realização de projeto que contemple ações conjuntas em prol da conscientização sobre a limpeza e conservação dos ambientes, seja na escola ou nos lares.


Objetivo Geral

         Promover ações que levem à reflexão dos alunos e professores sobre a importância de um ambiente limpo e organizado.


Objetivos Específicos

·         Promover um novo olhar dos alunos para com a escola, de forma que a conservação e a limpeza da mesma passem a ser a regra e não a exceção;
·         Estimular o senso crítico do aluno sobre a conservação do ambiente escolar;
·         Formar agentes multiplicadores para a limpeza e conservação de nossa escola;
·         Estimular o aluno a respeito de seu papel cidadão dentro da Unidade Escolar;
·         Promover a conscientização do aluno frente à sua responsabilidade na limpeza e conservação da Unidade Escolar;
·         Criar o hábito nos alunos de jogar o lixo no lixo.


  Conteúdos


·                 Desenvolvimento moral
·                 Ética e Cidadania;
·                 Educação para a vida;
·                 Valores humanos;
·                 Solidariedade;
·                 Higiene.


Tempo Estimado


O período inicial é de seis meses para a assimilação dos conteúdos apresentados. Aulas semanais com os alunos, frisando que, após a implementação e término do projeto os problemas não acabarão, pois esse é um tema que deve ser constantemente lembrado e trabalhado na escola. 


Desenvolvimento


1ª Etapa

Debater com a equipe as causas do comportamento indesejado do aluno em relação à ambiência, limpeza e conservação da escola. Feito isso, definir os passos a serem tomados e montar uma estratégia de trabalho comum dentro de cada disciplina.  

2ª Etapa

Debater com os alunos os motivos da falta de limpeza e conservação da escola. Mostrar a eles que a escola é de todos e que tudo que é quebrado e danificado é reposto com o dinheiro dos nossos impostos, sendo que, o dinheiro gasto com consertos de avarias poderia ser usado para aquisição de material, brinquedos e melhorias que beneficiariam a eles mesmos.

 3ª Etapa

Criar estratégias com os alunos para conscientizar os colegas, professores e direção sobre como manter a escola limpa e conservada, favorecendo uma boa ambiência a todos os seus atores.

4ª Etapa

            Buscar alternativas para o envolvimento das famílias quanto às sugestões, bem como em momentos de socialização dos resultados do projeto.



Metodologia


  • Criação de cartazes sobre o tema;
  • Criação e escolha de slogan e mascote para o projeto;
  • Reunião com os líderes de turma e fiscais de sala;
  • Criação do fiscal de sala (aluno responsável pela limpeza e conservação de sua sala de aula);
  • Envolver o Grêmio em toda a execução do projeto;
  • Visitas semanais ou diárias nas salas para conscientização dos alunos;
  • Criar um documento para ser entregue ao diretor da unidade com metas, reivindicações sobre o tema;
  • Criação de peças, jograis, concursos de desenho etc. para estimular a criatividade e interação do aluno com o tema;
  • Desenvolver no aluno o espírito de companheirismo para que o objetivo seja alcançado;
  • Audição de músicas que tenham a ver com o tema;
  • Criação na escola do “Dia D da limpeza”, onde os alunos irão debater sobre os avanços obtidos com o projeto e sobre as atitudes que precisam ser implementadas.



Recursos Materiais

  • Giz e quadro negro, papel, cartolina, isopor e lápis de cor para elaboração de cartazes, aparelho de som.


Parceiros

  • Professores, pais e funcionários da escola, além de membros da comunidade que possam enriquecer o projeto.






CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO



MÊS


ATIVIDADES

TURMAS
Setembro


Outubro


Novembro


Dezembro



Avaliação

A avaliação desse projeto será feita de forma continuada, através do feedback dado pelos alunos nos Dias D. A comunidade escolar também vai poder avaliar e dar sua contribuição durante a execução deste.

              
Referências

PROJETOS Escolares. Revista. Edição especial.

http://www.suapesquisa.com/limpeza /


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